pc lentoO seu computador está lento?

O disco rígido está quase cheio?

Os computadores com o tempo vão ficando cada vez mais lentos devido ao lixo que vão acumulando... São as instalações e desinstalações de programas, as atualizações, os erros, etc.

Os vírus e outro malware também têm o seu papel na lentidão dos computadores, mas nas páginas seguintes vamos considerar que o computar está limpo de infeções.

Existem vários programas que prometem acelerar os computadores através de operações de limpeza mais ou menos profundas.Todos os que vamos utilizar têm em comum o facto de serem gratuítos, mas como qualquer um não são perfeitos, pelo que recomendo que sejam utilizados em paralelo, já que ums atingem áreas que os outros não.

Vamos começar por eliminar os ficheiros que estão a encher o disco rígido.


limpezaO CCleaner é gratuito e consegue "fazer grandes limpezas", apenas com um senão: só limpa a conta ativa, pelo que se no seu computador tiver mais que uma conta tem que repetir a operação em cada uma delas.

Comece por fazer a transferência a partir do sítio e abra o ficheiro de instalação. Se tiver o controlo de conta ativo deve permitir a execução do programa. Siga os passos da instalação.

A primeira tarefa que devemos realizar é limpar todos aqueles ficheiros que estão no nosso computador e que não são necessários. Isto além de libertar espaço no(s) disco(s), vai facilitar as restantes operações com vista a melhorar a velocidade do computador. Existem dois separadores - Windows e Aplicações - com diferentes opções, quantas mais selecionar, maior é a limpeza... Mas deve ter cuidado na seleção de algumas opções, nomeadamente a eliminação de senhas, configurações personalizadas de janelas, do browser, etc.

Depois de selecionar as opções desejadas, clique em Analisar.

cc1

Aguarde enquanto é feita uma análise ao(s) disco(s) rígido(s) do seu computador. O programa apresenta-lhe um relatório com o espaço que pode recuperar. Clique em Correr Cleaner para realizar a limpeza definitiva.

Repita a limpeza nas restantes contas existentes no seu computador.

Se assim o desejar pode substituir ou complementar a limpeza com um destes programas ou até com os dois.

  • Temp File Cleaner (pode ler mais aqui)
  • Glary Utilities (pode fazer o download aqui) - utilize a opção Manutenção 1-click. Se quiser aprofundar a limpeza clique em opções e selecione o maior número de opções disponíveis.

O próximo passo é arrumar o disco rígido...


Depois de eliminados os ficheiros desnecessários, há que "arrumar" os que ficaram no disco para tornar o acesso aos mesmos mais rápido. Esta operação é designada por "desfagmentar o disco" e apenas deve ser realizada nos discos rígidos tradicionais (não deve ser realizada em discos SSD porque compremete a sua duração).

Para realizar esta tarefa vamos utilizar o programa Glary Utilities uma vez que é superior ao desfragmentador do Windows. Comece por fazer a transferência a partir do sítio e abra o ficheiro de instalação. Se tiver o controlo de conta ativo deve permitir a execução do programa.

gu1

Selecione o separador Ferramentas e depois clique na opção Desfragmentar. Na janela seguinte selecione o seu(s) disco(s) e clique em Desfragmentar e aguarde que o processo termine, o que pode durar bastante tempo, dependendo do estado do(s) disco(s). Não  deve trabalhar no computador enquanto decorre a desfragmentação.

gu2

Uma alternativa é a utilização do Defraggler, que possui um funcionamento idêntico e também é gratuito.

Vamos continuar com a limpeza do registo do Windows...


l registoDepois da limpeza e arrumação dos ficheiros, a operação seguinte é a limpeza do registo do Windows, eliminado todas as chaves desnecessárias. Para tal vamos continuar a utilizar o CCleaner.

Abra o programa e selecione opção Registo e depois clique em Procurar erros.

cc2

Aguarde enquanto o programa verifica o registo. No final da pesquisa é apresentado um relatório com as chaves a corrigir.

cc3

Para continuar clique em Consertar erros. Tendo em conta que "mexer" no registo pode, em algumas situações provocar o incorreto funcionamento do Windows ou de alguns programas, deve gravar as alterações que o CCleaner vai realizar. Responda Sim à questão e na janela seguinte indique onde deseja gravar o ficheiro.

Para terminar clique em Corrigir todos os erros seleccionados.

Se no seu computador existirem várias contas de utilizador, deverá repetir a operação em cada uma delas.

O Glary Utilities também possui a fucionalidade de limpeza do registo, no entanto não me parece tão eficaz como o CCleaner.

Para terminar só falta desfragmentar o registo...


Outro elemento a ter em conta no desempenho do Windows é o seu Registo. Quanto mais este estiver fragmentado, mais lento será o funcionamento do SO, pelo que a utilização de um programa de desfragmentação poderá acelerar o sistema, mas não espere "milagres"

A solução Glary Utilities é bastante completa e oferece também esta funcionalidade. Se ainda não o fez, comece por fazer a transferência e a instalação do programa.

Na janela do programa selecione o separador Ferramentas e depois clique em Reparar (se possui outros programas abertos, deve fechá-los antes de passar ao próximo passo).

gu3

Clique em Próximo na janela seguinte e aguarde a análise do sistema.

gu4

Se o registo estiver fragmentado clique em Próximo e aguarde. O computador vai reiniciar.


Depois de concluídos os passos anteriores o seu computador deverá estar mais rápido.

Ficam no entanto mais duas recomendações:

  • Faça uma verificação completa ao computador com o seu antivírus.
  • Remova do arranque do Windows o CCleaner ou o Glary Utilities ou em alternativa desinstale os programas.