camstudioO CamStudio - Recorder é um programa grátis de captura em vídeo de todas as tarefas realizadas no Ambiente de Trabalho. Destaca-se pela sua simplicidade, pelo facto de ser grátis e, por isso mesmo, é adequado para.

De utilização muito simples, o Camstudio apenas produz vídeos no formato AVI e SWF, sendo de destacar a capacidade de capturar a totalidade ou apenas parte do Ambiente de Trabalho; a possibilidade de incluir áudio e anotações e, ainda, a capacidade de realçar o cursor e com isso melhorar o acompanhamento da tarefa.

Esta é, por isso, a ferramenta adequada para quem quer realizar um pequeno tutorial/demostração em vídeo para enviar a um colega/amigo ou para partilhar na Internet.

Pode realizar o download gratuíto do programa a partir daqui.

Manual de utilização rápida

1. Para configurar o programa temos que abrir menu options. No opção Video options selecionamos o formato em que queremos que o vídeo seja gravado (ex. Microsoft Video 1), a qualidade e os frames. Para finalizar carregamos em OK.

2. O próximo passo é configurar o cursor e para isso, ainda no menu options, seleccionamos cursor options. Nessa janela escolhemos se queremos que o cursor seja mostrado (show cursor) ou que não apareça no vídeo (hide cursor). Nessa mesma janela podemos escolher se queremos realçar o cursor com alguma forma ou cor. Para finalizar carregamos em OK.

3. Para terminar as configurações de captura só falta o áudio. De novo no menu options escolhemos se queremos gravar som do microfone (record áudio from microphone), gravar das colunas (record áudio from speakers) ou não gravar (do not record áudio).

4. Para definir o formato de saída do vídeo clique no botão SWV para alternar entre SWF e AVI.

5. Antes de iniciar a captura há que definir a área da mesma, pelo que deve aceder ao menu Region e definir se quer capturar uma área do ecrã (Region) definida antes da captura, uma área fixa do ecrã (Fixed Region), uma janela (window) ou todo o ecrã (Full screen).

Para iniciar a captura clique na "bola vermelha" e para parar no "quadrado azul".