renameO File Renamer é um pequeno programa gratuito, que não requer instalação, e em português muito útil para quem precisa de mudar o nome ou outros atributos a um número significativo de ficheiros e pastas.

A sua biblioteca de fotografias conta com alguns milhares de nomes enigmáticos gerados pela própria máquina. O Rename permite-lhe gerar nomes mais esclarecedores e atribuir-lhes uma numeração sequencial, como por exemplo Férias001, Féria002... Mais, o número inicial da sequência pode ser alterado e continuar uma anterior.

Tem que publicar na internet um conjunto de documentos e descobre que os mesmos não podem conter determinados carateres. O Rename permite eliminar ou substituir esses caracteres.

A estas funcionalidades acrescem, entre outras, a: inserção ou remoção de um determinado número carateres no início ou fim do nome, remoção determinado texto do nome, conversão de todo o nome em MAIÚSCULAS ou minúsculas, mudança os atributos dos ficheiros; alteração da data dos ficheiros. Estas funcionalidades tanto podem ser aplicadas a ficheiros dentro da mesma pasta ou distribuídos por várias pastas como às próprias pastas (ainda que neste caso o ficheiros nelas contidos não sofram qualquer alteração).

Para os especialistas é ainda possível criar scripts e com isso ampliar as capacidades deste pequeno programa.

Gratuito, em português e sem instalação, pode realizar aqui o download.