JPStripperA fotografia digital e a sua divulgação através de meios informáticos (email, redes sociais, etc) trouxe alguns problemas de privacidade. De facto os ficheiros além das das imagens contêm a denominada informação EXIF, ou seja ou dia e hora em que foi tirada a fotografia, a máquina utilizada, características técnicas(ISO, flash, abertura, etc) e, nalguns casos, a localização geográfica (coordenadas GPS). O caso mais recente e conhecido foi o de John McAfee, fundador da empresa de antivírus McAfee, que foi detido na Guatemala depois da sua localização ter sido divulgada por uma fotografia dum jornalista.

No Windows Vista/7/8/10 é possível eliminar a informação relativa às propriedades e informações pessoais, mas esta é uma tarefa que pode ser demorada. Existe, no entanto, um pequeno programa que de uma forma rápida e prática realiza a mesma tarefa: o JPEG & PNG Stripper.

Este pequeno aplicativo gratuito, sem instalação, remove a informação contida nos ficheiros JPG e PNG (os formatos mais comuns de fotografia) e funciona através do método de arrastar e largar. Para limpar a informação pessoal das fotos existem duas possibilidades:

1. Arrastar a pasta que contem as fotografias para dentro da janela do programa e todas as imagens contidas são limpas.

2. Abrir a pasta, selecionar as fotografias e arrastá-las para dentro da janela do programa.

Embora o programa, no final do processo, indique que houve uma poupança de espaço de "x KB", tal não significa que houve uma redução na qualidade da imagem, pois o "espaço poupado" resulta apenas da informação pessoal removida.

Pode efetuar o download do JPEG & PNG Stripper aqui.