firefoxPara muitos o Internet Explorer (IE) da Microsoft é sinónimo de Internet ou de browser/navegador, já que o mesmo vem por defeito instalado com o Windows. O Windows 10 trouxe o Edge e algumas melhorias face ao IE.

No existem outros browsers tão bons ou melhores que o IE/Edge: o Firefox, o Chrome e o Safari são os mais conhecidos e todos partilham os mesmos problemas: não vêm instalados no Windows pelo que têm que ser instalados pelo utilizador. Apesar de haver, por vezes, alguns problemas de compatibilidade os problemas já não são tão graves quanto no passado.

Já há alguns anos que "arrumei" o IE e apesar de também utilizar o Chrome, o meu browser/navegador por defeito é o Firefox. Porquê? Cada um dos browsers e dos seus utilizadores tem os seus argumentos, mas para mim a velocidade e os extras ou addons do Firefox fazem a diferença. Gratuitos, de fácil instalação e utilização, os extras já são milhares.

Comece por efetuar o download do programa de instalação do Firefox e siga os passos da instalação.

Abra o Firefox e vá até à página dos extras/addons, procure e selecione o extra que deseja instalar e clique no botão Adicionar ao Firefox. Quantas mais extensões instalar, mais lento será o início do Firefox, por isso ficam aqui 2 recomendações:

  • DownloadHelper – permite capturar vídeos da internet (youtube, etc) e guardá-los no computador em vários formatos e tamanhos e tudo a partir de um único botão situado na barra de ferramentas. A conversão de ficheiros é uma das funcionalidades disponíveis.
  • DownThemAll – esta extensão não é mais do que um gestor de downloads, facilitando e acelerando a tarefa de transferir ficheiros da internet para o nosso computador. Este extra permite parar e retomar os downloads e acelera o processo ao dividir a transferência em várias em simultâneo. Existe ainda a possibilidade, de através do menu de contexto, efetuar o download de todas as ligações disponíveis numa página web.