pc lentoO seu computador está lento?

O disco rígido está quase cheio?

Os computadores com o tempo vão ficando cada vez mais lentos devido ao lixo que vão acumulando... São as instalações e desinstalações de programas, as atualizações, os erros, etc.

Os vírus e outro malware também têm o seu papel na lentidão dos computadores, mas nas páginas seguintes vamos considerar que o computar está limpo de infeções.

Existem vários programas que prometem acelerar os computadores através de operações de limpeza mais ou menos profundas.Todos os que vamos utilizar têm em comum o facto de serem gratuítos, mas como qualquer um não são perfeitos, pelo que recomendo que sejam utilizados em paralelo, já que ums atingem áreas que os outros não.

Vamos começar por eliminar os ficheiros que estão a encher o disco rígido.

Continuar:Acelerar o seu computador

clicmatEmbora comecem a acusar o peso da idade, nomeadamente no seu grafismo, a DGE disponibiliza o ClicMat que não é mais do que um conjunto de  32 atividades de matemática interativas. As atividades são dirigidas aos alunos do 1º ao 9º anos. O programa é gratuíto e pode ser obtido a partir daqui.

JPStripperA fotografia digital e a sua divulgação através de meios informáticos (email, redes sociais, etc) trouxe alguns problemas de privacidade. De facto os ficheiros além das das imagens contêm a denominada informação EXIF, ou seja ou dia e hora em que foi tirada a fotografia, a máquina utilizada, características técnicas(ISO, flash, abertura, etc) e, nalguns casos, a localização geográfica (coordenadas GPS). O caso mais recente e conhecido foi o de John McAfee, fundador da empresa de antivírus McAfee, que foi detido na Guatemala depois da sua localização ter sido divulgada por uma fotografia dum jornalista.

No Windows Vista/7/8/10 é possível eliminar a informação relativa às propriedades e informações pessoais, mas esta é uma tarefa que pode ser demorada. Existe, no entanto, um pequeno programa que de uma forma rápida e prática realiza a mesma tarefa: o JPEG & PNG Stripper.

Continuar:JPEG & PNG Stripper

vlcO mundo do multimédia (som e vídeo) possui muitos formatos, codecs e tudo o mais... O problema coloca-se quando queremos reproduzir este ou aquele ficheiro e para isso temos que instalar o respetivo leitor multimédia, multiplicando-se o numero daqueles que temos instalados no nosso computador.

O VLC é um leitor multimédia gratuito e apresenta-se como um verdadeiro "canivete suiço" uma vez que consegue reproduzir os formatos mais comuns de ficheiros de som e vídeo, incluindo DVDs; Cd-audio, streaming e muito mais. Pode efetuar a transferência a partir daqui e realizar o processo de instalação.

Num mundo onde se multiplicam os diferentes formatos de vídeo e som, para reprodução em computador e telemóvel, torna-se importante dispor de um programa que realize a conversão entre formatos. Embora existam várias soluções gratuitas baseadas em páginas da internet, estas estão limitadas pelo tamanho do ficheiro, já uma solução local não possui esta limitação, mas na maioria dos casos é paga. O Super da eRightSoft, não sendo perfeito, é gratuito e converte uma imensidão de formatos...

Comece por efetuar o download a partir do site da Erightsoft. Faça clique 2 vezes sobre o ficheiro de instalação e se tiver o controlo de conta ativo deve permitir a execução do programa.

Siga as instruções de instalação.

Depois de procedermos à instalação do programa Super da eRightSoft, vamos seguir os passos para converter um ficheiro (audio ou vídeo). Embora este processo seja relativamente simples, o facto da interface estar em inglês e a maior sensibilidade da última versão perante os ficheiros a converter (o que leva a falhas frequentes na conversão), introduzem algum grau de dificuldade.

Continuar:Super - conversor multimédia

tfc

Existem várias opções para eliminar, do disco do nosso computador, todos aqueles ficheiros desnecessários criados pelo Windows e pelos programas instalados. Importa por isso utilizar regularmente um utilitário que elimine estes ficheiros, chamados de temporários, do disco.

O Temp File Cleaner by OldTimer (TFC) não é o programa mais completo, mas entre os gratuitos destaca-se por ser capaz de eliminar os ficheiros temporários de todas as contas de utilizador do computador. O fato de parar todos os serviços durante a limpeza, permite eliminar os vírus que utilizam ficheiros temporários, ainda que neste caso seja necessário complementar a tarefa com um antivírus.

Efetue o download do ficheiro para o seu Ambiente de Trabalho e execute o ficheiro como Administrador (não necessite de instalação). Clique em START, o programa vai parar todos os serviços até que o processo seja concluído. No final reinicie o computador.

O Youtube é uma grande fonte de vídeo e som e já são muitos os que utilizam aquele serviço para obter recursos para integrar em trabalhos ou simplesmente para se divertirem. Existem alguns programas que permitem a captura de vídeo e som do Youtube e outros sítios semelhantes, a opção proposta neste artigo destaca-se por ser exclusivamente baseada na web, não necessitando de qualquer instalação, e grátis.

O serviço Keepvid só precisa de um browser e de ter o Java instalado (o Chrome já não utiliza este plugin pelo que não poder ser utilizado para este fim).

Continuar:Keepvid

camstudioO CamStudio - Recorder é um programa grátis de captura em vídeo de todas as tarefas realizadas no Ambiente de Trabalho. Destaca-se pela sua simplicidade, pelo facto de ser grátis e, por isso mesmo, é adequado para.

De utilização muito simples, o Camstudio apenas produz vídeos no formato AVI e SWF, sendo de destacar a capacidade de capturar a totalidade ou apenas parte do Ambiente de Trabalho; a possibilidade de incluir áudio e anotações e, ainda, a capacidade de realçar o cursor e com isso melhorar o acompanhamento da tarefa.

Esta é, por isso, a ferramenta adequada para quem quer realizar um pequeno tutorial/demostração em vídeo para enviar a um colega/amigo ou para partilhar na Internet.

Pode realizar o download gratuíto do programa a partir daqui.

Continuar:CamStudio

firefoxPara muitos o Internet Explorer (IE) da Microsoft é sinónimo de Internet ou de browser/navegador, já que o mesmo vem por defeito instalado com o Windows. O Windows 10 trouxe o Edge e algumas melhorias face ao IE.

No existem outros browsers tão bons ou melhores que o IE/Edge: o Firefox, o Chrome e o Safari são os mais conhecidos e todos partilham os mesmos problemas: não vêm instalados no Windows pelo que têm que ser instalados pelo utilizador. Apesar de haver, por vezes, alguns problemas de compatibilidade os problemas já não são tão graves quanto no passado.

Já há alguns anos que "arrumei" o IE e apesar de também utilizar o Chrome, o meu browser/navegador por defeito é o Firefox. Porquê? Cada um dos browsers e dos seus utilizadores tem os seus argumentos, mas para mim a velocidade e os extras ou addons do Firefox fazem a diferença. Gratuitos, de fácil instalação e utilização, os extras já são milhares.

Continuar:Firefox

renameO File Renamer é um pequeno programa gratuito, que não requer instalação, e em português muito útil para quem precisa de mudar o nome ou outros atributos a um número significativo de ficheiros e pastas.

A sua biblioteca de fotografias conta com alguns milhares de nomes enigmáticos gerados pela própria máquina. O Rename permite-lhe gerar nomes mais esclarecedores e atribuir-lhes uma numeração sequencial, como por exemplo Férias001, Féria002... Mais, o número inicial da sequência pode ser alterado e continuar uma anterior.

Tem que publicar na internet um conjunto de documentos e descobre que os mesmos não podem conter determinados carateres. O Rename permite eliminar ou substituir esses caracteres.

Continuar:File Renamer

Subcategorias