EXERCÍCIO DE SISTEMATIZAÇÃO - DA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO À FORMAÇÃO DE PORTUGAL

Exercício de completamento de texto

Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Clica em "Verificar" para verificar as respostas. Usa o botão "Pista" para ver uma letra da resposta se tiveres dúvidas. Também podes clicar no botão "[?]" para ver uma pista. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista!
   bárbaros      clero regular      colonos      corveias      cruzados      domínio senhorial      economia de subsistência      feudo      independência      ordem religiosa      relações de vassalagem      ruralização      servos      suserano      vassalo   
Sobre as ruínas do Império Romano, os construíram novos reinos e um novo mundo. A pouco e pouco, foram sendo cristianizados e a Igreja Católica ganhou uma enorme importância. S. Bento fundou a primeira , tendo, a partir daí, os membros do clero que habitavam nos mosteiros, isto é, o , desempenhado um papel decisivo, sobretudo no domínio cultural.
Do ponto de vista económico, dá-se uma progressiva da sociedade, com a maior parte da população a viver no campo. como se consumia praticamente tudo quanto se produzia, podemos dizer que se tratava de uma verdadeira .
Entretanto, o poder dos grandes proprietários era cada vez maior. O território sobre o qual se exercia esse poder chamava-se . A população que aí vivia e trabalhava era constituída, na sua maioria, por , embora também aí residissem trabalhadores livres, os . Uns e outros deviam ao senhor pesadas obrigações, entre as quais a prestação de vários dias de trabalho gratuito ().
Os membros da nobreza menos poderosos colocavam-se na dependência dos mais importantes, estabelecendo entre si . O prometia fidelidade àquele a quem se submetia, o , sendo normalmente recompensado pela entrega de uma propriedade ou de um cargo, a que se chamava .
Foi nessas circunstâncias que o rei de Leão concedeu a D. Henrique o Condado Portucalense. Depois da morte de D. Henrique, o seu filho, D. Afonso Henriques, veio a conseguir a do condado, cujo território alargou em luta contra os Muçulmanos, algumas vezes com auxílio dos .